martes, 3 de marzo de 2009

Arte Rupestre transforma ruas de Mação

Arte Rupestre transforma ruas de Mação

A Comissão Europeia patrocina o “Transformations”, um projecto coordenado pelo Instituto Politécnico de Tomar e que tem, em Portugal, dois cenários de intervenção: Mação e Vila Nova de Foz Côa.

A partir desta quinta-feira, 5 de Março, quem passar por Mação poderá ver nas ruas da vila o resultado de uma interessante intervenção artística que consistiu em reproduzir nas paredes das casas, de uma forma particular, os desenhos de pinturas e gravuras pré-históricas de todo o mundo.

Em ruas que são associadas aos diversos continentes, os visitantes poderão apreciar pinturas de Espanha, Itália, Brasil, Colômbia, Mongólia, Índia, Suécia, Irlanda ou Quénia, numa homenagem aos artistas da Pré-História, ao génio humano e aos investigadores que fizeram os registos originais dessa arte.

O projecto é coordenado pelo investigador de arte rupestre Muñoz, com a colaboração da população de Mação e dos estudantes de Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre IPT/UTAD.

A inauguração será feita dia 5 de Março, pelo Governador do Estado do Piauí (Brasil), que se desloca a Mação para anunciar a realização do Congresso Mundial de Arte Rupestre no Brasil, em Junho de 2009, num evento que contará com o apoio do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação.

domingo, 1 de marzo de 2009

GIPRI es una organización de carácter científico internacional, ocupada en el estudio del arte rupestre. Su trabajo en Colombia se inicio en 1970 en los alrededores de la sabana de Bogotá.
En los últimos años los trabajos se han ampliado a otras regiones de la geografía Nacional.
Desde 1999 abrió para el servicio internacional el servidor de discusión
http://tech.groups.yahoo.com/group/arte_y_rupestre/

Actualmente se realizan diversos trabajos, algunos de los cuales pueden ser observados en su pagina oficial de web
www.gipri. net